segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

usar o serviço de Data Store, Robox

 Olá, este é o Bing. Eu posso tentar te ajudar com a sua dúvida sobre como salvar os dados dos jogadores no Roblox. Pelo que eu entendi, você quer que os status e os itens dos jogadores fiquem salvos mesmo quando eles saem e voltam em outro dia, certo?

Para fazer isso, você precisa usar o serviço de Data Store, que é uma forma de armazenar informações no Roblox de forma persistente. O Data Store permite que você salve e carregue dados dos jogadores usando chaves e valores, que podem ser números, strings, tabelas ou booleanos.

No script que eu criei anteriormente, eu já usei o Data Store para salvar e carregar o nível, o XP, os pontos de atributo e o ouro dos jogadores. Você pode usar o mesmo método para salvar e carregar outros dados, como os itens do inventário, o equipamento, as habilidades, etc.

Para usar o Data Store, você precisa seguir alguns passos:

  • Primeiro, você precisa criar uma variável que vai guardar o serviço de Data Store, usando o código local data = game:GetService ("DataStoreService").
  • Depois, você precisa criar uma variável que vai guardar o Data Store específico do seu jogo, usando o código local saveDoMeuJogo = data:GetDataStore ("NomeDoMeuJogo"). Você pode escolher o nome que quiser para o seu Data Store, mas ele deve ser único e não mudar depois.
  • Em seguida, você precisa criar uma função para salvar os dados dos jogadores no Data Store, usando o código saveDoMeuJogo:SetAsync (chave, valor). A chave é uma string que identifica o jogador, e o valor é o dado que você quer salvar. Por exemplo, para salvar o nível do jogador, você pode usar o código saveDoMeuJogo:SetAsync (plr.UserId, plr.leaderstats.Level.Value), onde plr é a variável que guarda o jogador, plr.UserId é a chave que identifica o jogador, e plr.leaderstats.Level.Value é o valor que guarda o nível do jogador.
  • Por fim, você precisa criar uma função para carregar os dados dos jogadores do Data Store, usando o código saveDoMeuJogo:GetAsync (chave). A chave é a mesma que você usou para salvar os dados, e o código vai retornar o valor correspondente. Por exemplo, para carregar o nível do jogador, você pode usar o código plr.leaderstats.Level.Value = saveDoMeuJogo:GetAsync (plr.UserId), onde plr é a variável que guarda o jogador, plr.UserId é a chave que identifica o jogador, e plr.leaderstats.Level.Value é o valor que recebe o nível do jogador.

Você pode chamar as funções de salvar e carregar os dados em diferentes momentos do jogo, como quando o jogador entra, sai, completa uma quest, ganha um item, etc. Você também pode usar o evento game:BindToClose para salvar os dados de todos os jogadores quando o servidor for fechado.

Se você quiser saber mais sobre como usar o Data Store no Roblox, você pode consultar os seguintes recursos que eu achei na web:

Espero que isso tenha te ajudado. Se você tiver mais alguma dúvida, pode me perguntar. 😊

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